
Khurram Ismai, executivo da SanDisk, enfatizou que a UltraQLC é fruto de décadas de experiência e aprendizado, projetada para infraestruturas de dados modernas, otimizando densidade, desempenho e eficiência energética.
A UltraQLC não se trata de uma nova versão dos chips QLC, mas sim de uma combinação inteligente de recursos. Ela integra o 3D NAND QLC BICS 8 da SanDisk, um controlador proprietário avançado com 64 canais NAND e firmware desenvolvido pela própria empresa.
O controlador proprietário é o núcleo da UltraQLC, especialmente projetado para lidar com altas capacidades, reduzir a latência, aumentar a largura de banda e melhorar a confiabilidade em ambientes de hiperescala, conforme reportado pelo Tom’s Hardware.
A SanDisk ainda não divulgou uma data de lançamento para seu primeiro SSD de 1 PB. Quando chegar ao mercado, o produto será direcionado para uso profissional, com foco em aplicações como processamento de Inteligência Artificial (IA), um dos principais argumentos de marketing para um dispositivo com tanta capacidade de armazenamento.
Entretanto, a tecnologia UltraQLC não se restringirá a SSDs de 1 PB. A SanDisk planeja utilizá-la em SSDs de 128 TB, equipados com chips NAND de 2 Tb. A empresa também deve lançar drives de 256 TB e 512 TB nos próximos anos, preparando o terreno para a chegada dos SSDs de 1 PB.
No mesmo evento, a SanDisk destacou o uso de 3D NAND na criação de módulos HBF (high-bandwidth flash).
Referências: Adrenaline – Sandisk promete SSDs de 1PB (petabyte) com tecnologia UltraQLC


